9 DICAS PARA PROTEÇÃO DO SEU CELULAR

Entre 2009 e 2013, verificou-se um aumento de 250% no número de ameaças para celulares, como worms, trojans e malwares cada vez mais sofisticados, capazes de enviar mensagens SMS para números desconhecidos, fazer chamadas interurbanas caríssimas e até monitorar as atividades dos usuários e obter informações como o número da conta do banco e a senha de acesso ou a senha do cartão de crédito.

Dicas de proteção

A segurança dos aparelhos móveis não pode ser deixada de lado. Confira algumas recomendações básicas para proteger seu celular contra possíveis ataques:

1 – Utilize as funções se segurança do sistema operacional do celular (controle de acesso e criptografia) e guarde o identificador IMEI

Coloque um código de acesso para proteger suas informações. O código de acesso será solicitado sempre que você desbloquear a tela após um período inativo ou quando ligar ou reiniciar o celular. Você pode configurar seu aparelho para apagar automaticamente todo o conteúdo após dez tentativas incorretas de inserir o código de acesso. Alguns dispositivos possuem a opção de criptografar os dados contidos no celular: os arquivos são codificados usando uma senha definida pelo usuário. Se o seu aparelho tem o recurso, ative-o. Cada celular possui uma numeração única que o identifica na rede de telefonia móvel, o IMEI. É importante que você guarde o identificador IMEI (normalmente é uma combinação de 15 dígitos impressa na mesma etiqueta que o código de barras, na caixa do aparelho). Em caso de roubo ou perda você pode pedir que a operadora bloqueie o IMEI do aparelho. Assim o aparelho será bloqueado e não poderá ser mais utilizado.

2 – Controle o acesso à redes sem fio

Desative o acesso automático à redes sem fio (Wi-Fi, Bluetooth e infravermelho) quando não for utilizar. Os hackers podem disponibilizar pontos de acessos falsos de conexão e monitorar as atividades do usuário sem que ele perceba.

Cuidado com as redes de Wi-Fi públicas. Apesar da necessidade de senha de acesso, essas redes são vulneráveis a ataques externos.

3 – Instale um antivírus para celulares como medida extra de segurança contra malwares

4 – Fique de olho na procedência dos aplicativos

Só instale aplicativos de fontes confiáveis, como Google Play, App Store e Nokia Store. Muitas infecções ocorrem durante a instalação de aplicativos de origens desconhecidas.

5 – Controle o acesso e permissão dos aplicativos

Quando instalar um aplicativo, verifique as permissões de acesso solicitadas. Há aplicativos maliciosos que pedem para acessar sua localização e utilizam a conexão para rastrear a sua movimentação. É aconselhável verificar os direitos e as políticas de privacidade dos aplicativos antes de instalá-los.

6 – Atualize o software do sistema operacional

O sistema operacional dos celulares geralmente informa aos usuários sobre novas versões dos aplicativos instalados. É essencial fazer essas atualizações para corrigir possíveis falhas de segurança.

7 – Faça o backup dos seus dados

Não se esqueça de fazer backup frequentemente. Alguns programas e ferramentas online sincronizam os dados armazenados no seu celular com seu computador ou utilizam o serviço de armazenamento em nuvem.

8 – Contrate um plano de seguro

É importante contar com um seguro para garantir a substituição do aparelho em casos de roubo ou perda.

9 – Apague os arquivos do celular remotamente em caso de perda ou roubo

Instale um programa antirroubo que permita apagar remotamente as informações armazenadas no celular em caso de perda ou roubo e localizar o paradeiro do aparelho.

Os programas de segurança para celulares, smartphones e tablets protegem suas informações contra vírus, capazes de acessar os arquivos ou roubar senhas. Em caso de perda ou roubo, é possível bloquear ou apagar todo o conteúdo remotamente e ainda encontrar a localização do aparelho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s